Atualizações sobre o Concurso do INSS

      O Concurso do INSS, previsto para este ano, no dia 5 de agosto encerrou o prazo de validade do último certame. Com isso, ficou a expectativa da autorização de uma nova seleção ainda em 2018. Fato que, segundo o Fenasps, dificilmente ocorrerá, visto que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG) se mostra inflexível quanto a realização do Concurso. 

      Porém, na última quinta-feira, 23, o Ministério do Planejamento divulgou um ofício que consta o parecer sobre os trâmites necessários para realizar a autorização do concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social. Os critérios para analisar o certamente e definir a autorização são:

  1. a) Necessidade do órgão demandante, confrontando-a com a de outros;
  2. b) Previsão orçamentária e financeira da Administração; e
  3. c) Conveniência e oportunidade do atendimento da demanda.

      Com isso, o Instituto é prioridade na escolha, visto que o órgão tem um déficit maior do que os outros que também solicitam autorização para concurso público. O maior empecilho no momento é a previsão orçamentária.

      Diante da situação, o mais adequado é esperar o período eleitoral passar e pressupor que o Concurso do INSS esteja nos planos da próxima gestão. E, assimilando todas essas informações, considerar que o novo certame seja aberto em 2019. Ressaltando que foram solicitadas 7.580 vagas. Destas, 3.941 previstas para Técnico do Seguro Social, 1.493 para Analista do Seguro Social e 2.146 vagas para Perito Médico.

Oferecemos um curso específico totalmente voltado para o Concurso do INSS. Conheça!

 

Deixe um comentário

Scroll Up
Leia o post anterior:
Especificações gerais do Concurso do MPU

     O concurso do Ministério Público da União (MPU), que conta com 47 vagas efetivas, sendo 36 para o...

Fechar