COMO FOI O ÚLTIMO EDITAL DA PCDF

      Para quem já está se preparando para o próximo Concurso da PCDF, fizemos este material que abrange conteúdos do último Edital do Concurso.

IC

      O concurso foi organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e ofertou vagas apenas de nível superior. Foram oferecidas 300 vagas para Agente, sendo 285 para ampla concorrência e outras 15 reservadas para pessoas com deficiência. Para cadastro reserva foram destinadas cerca de 600 vagas. Tanto para o cargo de escrivão quanto para o cargo de agente, os candidatos deveriam ter diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em bacharelado em qualquer área de formação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

O mesmo edital exigiu alguns requisitos a serem cumpridos para posse, em caso de aprovação. São alguns deles:

  • Estar dentro dos requisitos exigidos para o exercício do cargo
  • Ter no mínimo 18 anos completos no dia da posse
  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar de acordo com a legislação vigente
  • Certificado de quitação militar em caso de candidato do sexo masculino
  • Certificado de quitação eleitoral
  • Carteira Nacional de Habilitação categoria “B” ou superior válida
  • Ter aptidão comprovada nos testes físicos e psicológicos
  • Estar de acordo com pilares da Polícia Civil, os quais serão verificados por meios de investigação de vida pregressa e social

      Neste concurso os candidatos responderam questões objetivas de múltipla escolha, onde eram necessários ao menos 12 pontos na prova de conhecimentos gerais e 18 pontos na prova de conhecimentos específicos, totalizando no mínimo 36 pontos. Já na redação, os candidatos obrigatoriamente precisavam marcar acima de 12 pontos. O candidato que pontuação inferior a estas, tanto na prova objetiva quanto na dissertativa é eliminado automaticamente.

      Nas tradicionais provas do Cebraspe uma questão errada anula uma questão correta, por isso, é imprescindível que o candidato tenha plena convicção da alternativa marcada. Outro hábito do Cebraspe é fazer pequenas alterações de uma alternativa para outra, mudando apenas uma palavra, por exemplo. Esta banca também cobra mais raciocínio analítico e exige boa capacidade para interpretação de dados.

      As provas foram divididas em três etapas. Na primeira etapa os candidatos fizeram as provas objetivas de conhecimentos geral e específico e prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos passaram também por prova de capacidade física, exames e avaliação biométrica, avaliação psicológica, investigação de vida pregressa e social e avaliação de títulos. A etapa final foi o curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório.

Deixe um comentário

Scroll Up
Leia o post anterior:
O QUE FAZ A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL?

    A Câmara Legislativa do Distrito Federal foi criada pela Constituição Federal de 1988 e é o órgão que...

Fechar