Concurso Aeronáutica EPCAR 2021: Saiu o edital com 130 vagas

Índice do conteúdo

Edital publicado. A Aeronáutica faz saber aos interessados a abertura de novo edital de concurso para o preenchimento de 130 vagas visando ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Ar – Epcar. De acordo com o edital, serão abertas 110 vagas para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino.

Do total de vagas destinadas, 22 vagas do sexo masculino e quatro vagas do sexo feminino serão reservadas a negros.

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar – Epcar é equivalente ao ensino médio regular do Sistema Nacional de Ensino. Por isso, a duração é de três anos. Para concorrer, será necessário ter idade entre 14 e 19 anos e possuir o ensino fundamental. A idade exigida (mínima e máxima) deve ser até 31 de dezembro do ano da matrícula.

O concurso visa preencher vagas para o ano letivo de 2021. A grande curricular é composta por disciplinas previstas nos cursos de ensino médio do Brasil, além de Arte, Psicologia, Desenho e Informática. A escola está situada na cidade de Barbacena, em Minas Gerais.

Está confirmado que durante o curso o aluno estará sujeito ao regime escolar da EPCAR e recebe uma remuneração conforme a fixada em lei, de acordo com a sua graduação. Ao Aluno da EPCAR também são assegurados alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

Inscrição concurso Aeronáutica EPCAR 2021

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 07 e 23 de abril de 2021, por meio do site da Aeronáutica  e também na página da  Escola Preparatória de Cadetes do Ar. De acordo com o edital, o candidato deverá preencher o formulário específico de inscrição. Todos os dados serão de responsabilidade do candidato e deverão ser comprovados posteriormente para efetivação da matrícula.

A taxa de inscrição vai custar R$60,00. Após quitar a taxa de pagamento, a inscrição será confirmada. Os inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea poderão solicitar a isenção do valor da taxa de inscrição.

Etapas e provas

O concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Ar contará com diversas etapas de seleção, com possibilidade de serem de eliminatório e/ou classificatório. Segundo informações da Aeronáutica, o concurso contará com seis etapas, sendo a primeira delas composta pelo exame intelectual, ou provas escritas, sendo uma objetiva e uma redação.

As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 04 de julho de 2021, no turno da manhã. O exame vai contar com questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, além de uma Redação.

As demais fases do exame de admissão consistem em:

  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e
  • Validação Documental.

O Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), ministrado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena/MG, visa preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP

Os exames da Epcar poderão acontecer em uma das seguintes cidades onde estão as Organizações Militares de Apoio: Belém/PA; Recife/PE; Natal/RN; Salvador/BA; Rio de Janeiro/RJ; Belo Horizonte/MG; Barbacena/MG; São Paulo/SP; São Paulo / SP; Pirassununga/SP; Campo Grande/MS; Curitiba/PR; Porto Alegre/RS; Brasília/DF; Manaus/AM; Boa Vista/RR; e Porto Velho/RO.

Fonte: Notícias Concursos em 05/04/2021

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

Conteúdo Recente

Mapa do Site

Destaques

Você também pode gostar

Scroll Up