PRF – Polícia Rodoviária Federal

INFORMAÇÕES
Instituição: Polícia Rodoviária Federal (Veja o EDITAL)
Banca examinadora: Cebraspe
Total de vagas: 1.500 
Remuneração inicial: R$ 10 MIL
Nível: Superior
Data da prova: Provavelmente 09/05/2021  
Inscrições: 25/01/2021  até 12/02/2021

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Sobre o concurso da PRF - Polícia Rodoviária Federal

Concurso PRF tem provas adiadas para 9 de maio. 

As provas do concurso PRF foram adiadas para 9 de maio. Comunicado foi publicado no site do Cebraspe, organizador.

A Polícia Rodoviária Federal acaba de adiar as provas objetivas e discursivas do concurso PRF. A informação foi divulgada na sexta-feira, 12/03/2021, por meio de um comunicado no site do Cebraspe, banca organizadora.

O Certa conta com 1.500 vagas e remuneração  inicial de R$ 10 mil!
 
O edital PRF já está na praça! A Polícia Rodoviária Federal divulgou nesta terça-feira, 19 de janeiro, o edital do seu novo concurso público que visa ao preenchimento de vagas nos cargos da policial rodoviário federal.
 
O certame é organizado pelo Cebraspe.
 
São ofertadas 1.500 vagas para nível superior. A remuneração é de R$ 10.357,88.
 
O período de inscrição é de 25/01/2021 até 12/02/2021. O valor da taxa de inscrição é de R$ 180,00. A aplicação da prova objetiva acontecerá, provavelmente  no dia 09 de maio de 2021.
 
  • Prova objetiva: 120 pontos
  • Prova discursiva: 20 pontos
  • Prova de títulos: 10 pontos

Prova objetiva

BLOCO I: 55 itens

Língua Portuguesa
Raciocínio Lógico-Matemático
Informática
Física
Ética e Cidadania
Geopolítica
Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)

Bloco II: 30 itens

Legislação de Trânsito

Bloco III: 35 questões

Direito Administrativo
Direito Constitucional
Direito Penal
Direito Processual Penal
Legislação Especial
Direitos Humanos

O que precisa para ingressar na carreira da PRF?

Além de ser aprovado na prova objetiva e na prova discursiva, deve-se ainda 

Ser brasileiro ou português, desde que amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses

Ter diploma em nível superior em qualquer área de formação

Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse.

Possuir CNH categoria “B”, válida e sem impedimentos

Estar em gozo dos direitos políticos.

Estar quite com as obrigações militares

Estar quite com as obrigações eleitorais.

Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

Uma das principais dúvidas dos concurseiros é sobre o limite de idade para o ingresso na PRF. Isso por conta das carreiras militares, que exigem que o candidato tenha, no máximo, entre 30 a 35 anos, a depender de alguns estados. Não é o caso da PRF. “Essa pergunta se repete sempre. Não há limite de idade. Selecionamento pela competência e pela capacidade de ser PRF”, explicou.

Qual a idade máxima para iniciar a carreira na PRF?

Ao passar na primeira etapa do concurso da PRF, é preciso fazer o Curso de Formação Profissional (com duração de aproximadamente 3 meses) que possui uma idade mínima e máxima para que o candidato consiga se matricular. Vale lembrar que essa é uma etapa classificatória e também eliminatória do concurso.

Sendo assim, na data de realização da matrícula, será preciso que o candidato tenha no máximo 65 anos de idade para conseguir efetivá-la.

Vale lembrar que, de acordo com o Estatuto do Idoso, na hora de decidir quem fica com a vaga, em casos de empate, a idade do candidato conta muito e é o primeiro critério. Sendo assim, candidatos com mais de 60 anos de idade possuem uma vantagem no concurso. No item 16 do Edital de 2013, encontramos a seguinte afirmativa:

16.1 Em caso de empate na nota final na primeira etapa do concurso terá preferência o candidato que, na seguinte ordem: a) tiver idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste concurso, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso.  

Portanto, é preciso ter entre 18 e 65 anos de idade para iniciar a carreira na PRF.

Qual o perfil ideal para seguir a carreira da PRF?

Será que existe o perfil certo de profissional para ser policial rodoviário federal? As próprias etapas do concurso conseguem demonstrar isso, sendo elas as de estudo profissiográfico, o exame de capacidade física e a avaliação psicológica.

Antes de ser feita a avaliação psicológica, existe um estudo profissiográfico de acordo com as funções do cargo, que será analisado se o candidato possui ou não o perfil indicado para o trabalho.

Na Avaliação Psicológica são realizados vários testes para identificar um perfil de candidato ideal. Será analisada a capacidade de atenção, de memorização, intelectual e até a personalidade do candidato. Algumas características como desequilíbrio emocional, ansiedade elevada e agressividade exacerbada podem ser impeditivas ao desempenho das atribuições do cargo.

Além disso, outro teste eliminatório que diz muito sobre o perfil ideal para ser um policial federal, é justamente o Exame de Capacidade Física para a prf polícia rodoviária federal. Segundo o edital de 2013, essa etapa é fundamental e visa “avaliar a capacidade do candidato para suportar, física e organicamente, as exigências da prática de atividades físicas a que será submetido durante o Curso de Formação Profissional e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional”. Sendo assim, essa etapa é eliminatória.

Dentre as atividades pedidas estão:

  • Flexão em barra fixa;
  • Impulsão horizontal;
  • Flexão Abdominal e
  • Corrida durante 12 minutos.

Além da realização de avaliação psicológica e investigação social.

Sendo assim, durante a preparação, é preciso focar também na parte física e que isso pode sim garantir ou não a sua vaga, mesmo se já tiver passado na fase do teste.

O que faz um Policial Rodoviário Federal?

Quando decidimos estudar para um concurso público, precisamos ter em mente quais serão as suas funções naquele cargo, até mesmo para te estimular a estudar.

Nas redes sociais da Polícia Rodoviária Federal (@prfoficial) você encontra um vídeo mostrando um pouco da rotina de trabalho nas rodovias federais. Vale a pena dar uma olhada e já começar a seguir o perfil também .

Onde um Policial Rodoviário Federal trabalha?

O Policial Rodoviário Federal pode trabalhar em um dos 550 postos de atendimento espalhados pelo Brasil da estrutura da PRF, sendo eles:

1 unidade administrativa central, a Sede Nacional, em Brasília;

27 Superintendências de Unidades Administrativas Regionais espalhadas pelo Brasil;

150 Subunidades Administrativas e

413 Unidades Operacionais (UOP’s).

Seja todas as funções que podem ser atribuídas ao policial rodoviário federal listadas abaixo:

  • Direção, planejamento, coordenação, supervisão, controle e avaliação administrativa e operacional;
  • Coordenação e direção das atividades de corregedoria, inteligência e ensino;
  • Articulação e o intercâmbio com outras organizações e corporações policiais, em âmbito nacional e internacional;
  • Planejamento, coordenação, capacitação, controle e execução administrativa e operacional;
  • Articulação e intercâmbio com outras organizações policiais, em âmbito nacional;
  • A execução, controle administrativo e operacional das atividades inerentes ao cargo;
  • Fiscalização;
  • Patrulhamento e policiamento ostensivo;
  • Atendimento e socorro às vítimas de acidentes rodoviários e demais atribuições relacionadas com a área operacional do Departamento de Polícia Rodoviária Federal.

Como existem quatro classes diferentes dentro do cargo de policial rodoviário federal – sendo elas terceira, segunda, primeira e especial – cada uma dessas funções são atribuídas a um cargo, sendo o último, classe especial, a que exerce todas as funções mostradas acima. 

Como é a jornada de trabalho de um Policial Rodoviário Federal?

Uma conquista recente relacionada à jornada de trabalho dos policiais rodoviários federais ocorreu após a publicação da Instrução Normativa nº 99, no dia 19 de julho de 2017. A partir dela foi possível estabelecer o regime de escala de plantão, a jornada de trabalho e a compensação de horas.

A escala de serviço de plantão realizada pelo policial rodoviário federal é de 24hx72h. Isso significa que o policial trabalhará 24 horas e depois terá setenta e duas horas de descanso até o próximo turno e assim por diante, já que funciona como um sistema de turno ininterruptos.

O policial rodoviário federal possui um limite de 40 horas semanais de trabalho, contando uma semana de domingo a sábado. Quando possui horas extras, elas só podem ser compensadas se forem iguais ou superiores a 24 horas, já que devem ser compensadas em uma jornada de 24 horas e na mesma Unidade Gestora que gerou o acúmulo.

Quais são os benefícios da carreira da PRF ? 

Na carreira de policial rodoviário federal existem alguns benefícios como auxílio-transporte e auxílio alimentação. Ambos são contabilizados de acordo com os dias trabalhados, não ultrapassando 22 dias por mês.

O auxílio-transporte é baseado no trajeto feito pelos policiais de suas residências até o trabalho sempre em transportes públicos, como trem, metrô, ônibus e meios de transporte pluviais e considerados coletivos

Já o auxílio-alimentação é um valor pago em dinheiro para o policial para custear a alimentar durante todo o período de trabalho.

Existem outros benefícios dados ao policial rodoviário federal tais como: férias, averbação de tempo de serviço (contribuição), gratificação natalina dentre outras licenças. Vale conhecer e entender todos os benefícios da carreira de policial rodoviário federal no site da PRF.

Qual é o Salário de quem segue carreira na PRF?

O salário de um policial rodoviário federal pode variar de acordo com a classe que ele pertence. Isso porque, ao passar no concurso, o policial entra na terceira classe. Dentro dessa classe ele pode crescer até  terceiro padrão e depois subir de classe, sendo para a segunda, primeira e, por fim, classe especial.

Ao entrar no cargo, o policial rodoviário federal receberá R$9.899,88 e poderá alcançar até R$16.552,34 no último padrão da classe especial. 

Como é o plano de carreira da PRF?

O plano de carreira do policial rodoviário federal é horizontal, sendo que existe apenas um cargo com quatro classes e 18 padrões no total.

Quando o candidato passa no concurso da PRF entra como Terceira Classe, que possui três padrões diferentes de crescimento até passar para a próxima, Segunda Classe, com seis padrões no total. Em seguida chega a Primeira Classe, também com seis padrões de crescimento até, finalmente, chegar à última Classe chamada de Especial, que possui apenas três padrões.

É importante destacar que existe um salário diferente para cada um desses padrões, como mostrado no post que falamos sobre o salário do policial rodoviário federal.

Outro ponto importante é que as funções de um policial rodoviário federal são acumulativas, isso significa que as tarefas que terá na Primeira Classe serão as mesmas que tinha na Terceira e Segunda Classe e se somarão às atividades da Primeira.

Outro ponto interessante é que, diferente do concurso da PF que você presta para diferentes cargos, no concurso da PRF é apenas um com mais classes. Dessa forma, não existe uma hierarquia, já que o crescimento na carreira acontece de forma mais horizontal.

Como é a aposentadoria na carreira da PRF?

A aposentadoria do servidor pode ocorrer com o recebimento integral ou parcial do salário já recebido pelo policial rodoviário federal. Existem vários tipos de aposentadorias sendo elas a voluntária, por idade, por invalidez e a compulsória.

Na aposentadoria voluntária com proventos integrais, por exemplo, será preciso que os homens tenham 53 anos de idade, 35 anos de contribuição e 5 anos de efetivo no cargo em que se der a aposentadoria.

Já as mulheres precisam ter 48 anos de idade, 30 anos de contribuição e 5 anos de efetivo exercício no cargo da aposentadoria.

É preciso ter em mente que a remuneração será igual à do mês que ocorrer a aposentadoria.

O PROCESSUS CONCURSOS deseja a você ótimos estudos e se coloca a disposição para te ajudar a trilhar o caminho da Aprovação!

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