enade-logo

     Com o intuito de bem informar aos alunos acerca do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, elaborou-se a presente Cartilha contendo importantes informações quanto à concepção, aos seus objetivos, à  operacionalização e às suas finalidades.

     Espera-se que as instruções aqui fornecidas contribuam para o devido esclarecimento sobre a participação e responsabilidades do estudante no ENADE.

     A FACULDADE PROCESSUS   deseja a todos os estudantes participantes do ENADE pleno êxito nessa representatividade institucional

CONHEÇA O ENADE

O QUE É O ENADE ?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova escrita, aplicada anualmente, usada para avaliação dos cursos de ensino superior brasileiros, integrando a Lei Federal Nº 10.861/2004 que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

QUAL O SEU OBJETIVO ?

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação.

QUEM PARTICIPA EM 2018 ?

Ingressantes: Estudantes que iniciaram o curso com matrícula em 2018 e que tenham concluído até 25% da carga horária mínima do currículo do curso.
Concluintes: Estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2019 (2019/1), assim como aqueles que tiverem concluído 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso.

 

CURSOS SELECIONADOS

Grau de Bacharel

  • Administração Pública
  • Ciências Contábeis
  • Direito

Grau de Tecnólogo

  • Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
  • Tecnologia em Gestão Financeira
  • Tecnologia em Gestão Pública
  • Processos Gerenciais

DÚVIDAS FREQUENTES

Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao Enade

O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

  • A prova;
  • O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova;
  • O questionário do estudante;
  • O questionário do coordenador(a) do curso.

O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área será trienal.

Conforme a Portaria MEC nº 501, de 25 de maio de 2018 e o Edital nº 40, de 19 de junho de 2018, serão avaliados pelo Enade 2018 os cursos da FASETE de Bacharelado em Administração e Direito.

O Enade em 2018 será aplicado no dia 25 de novembro de 2018 com início às 13h30min (horário de Brasília), com duração total de 4 (quatro) horas. A abertura dos portões será às 12h e seu fechamento às 13h. Não será permitida a entrada no local da prova após esse horário. Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outros requisitos, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia), e caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente para responder tanto as questões objetivas quanto as discursivas. A participação no Enade 2017 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova.

Estão habilitados ao Enade 2018 todos os estudantes ingressantes e concluintes das áreas e cursos a serem avaliados pelo Enade. No entanto, em 2018, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 25 de novembro de 2018.

São aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano da edição do Enade, que estejam devidamente matriculados e que tenham de 0% (zero por cento) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições.

São aqueles que tenham expectativa de conclusão de curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2018.

Sim. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela Instituição de Educação Superior (IES). Em 2018, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 25 de novembro de 2018.

O estudante concluinte habilitado ao Enade 2018, que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).

Os estudantes ingressantes habilitados, devidamente inscritos pela IES, ficarão dispensados da participação no Enade 2018, tendo sua situação de regularidade atribuída pelo Inep ao final do período de inscrições, previsto no item 1.2 do Edital.

REGULAMENTO

REGULAMENTO QUE DISPOE SOBRE O PROGRAMA DE INCENTIVO AOS ALUNOS PARTICIPANTES DO ENADE 2018

A DIRETORA GERAL DA FACULDADE PROCESSUS, no uso de suas prerrogativas legais e regimentais, torna público o regulamento do programa de incentivo aos alunos participantes do ENADE 2018, visando contemplar os alunos que melhor realizarem a avaliação nos termos e critérios a seguir estabelecidos:

  1. ADESÃO

1.1 A adesão do aluno ao programa é de caráter facultativo.

1.2 Poderão aderir ao programa os alunos concluintes que estiverem inscritos no ENADE 2018 (de acordo com as normas definidas pelo INEP) e regularmente matriculados no 2º semestre de 2018, nos cursos:

  1. a) Administração Pública
  2. b) Ciências Contábeis
  3. c) Direito
  4. d) Gestão Financeira
  5. e) Gestão Pública
  6. DA PREMIAÇÃO ACADÊMICA PELA PARTICIPAÇÃO EM AÇÕES DA FACULDADE PROCESSUS.

2.1 Realização do Simulado.

  1. a) O aluno que realizar o simulado Enade terá direito ao lançamento de 20 horas de atividades complementares.

2.2 Da entrega dos cadernos da prova oficial ENADE 2018.

  1. a) Ao entregar o caderno de questões da prova oficial do ENADE 2018, que acontecerá no dia 25 de novembro de 2018, após permanência mínima de 3 horas, o aluno receberá 2 (dois) pontos na avaliação A2 em todas as disciplinas em que esteja matriculado em 2018/2, EXCETO nas disciplinas de TCC.
  1. DAS PREMIAÇÕES PELO BOM DESEMPENHO NO ENADE 2018.

 3.1 Terá direito a concorrer às premiações todo e qualquer aluno de graduação que tenha participado do ENADE 2018, e alcançado desempenho padronizado mínimo de 50,0 (cinquenta) pontos no resultado geral das questões especificas.

 3.2 A Premiação é fixada levando em consideração a nota obtida pelo aluno na Prova objetiva das questões especificas.

3.3 Os candidatos serão classificados por ordem decrescente da nota final, ou seja, por maior pontuação.

3.4 O aluno com o melhor desempenho no ENADE 2018, será premiado com 1 (uma) viagem cultural ou de lazer por 1 (uma) semana para a cidade do Rio de Janeiro com hospedagem em imóvel indicado pela faculdade.

3.5 O aluno com o 2º (Segundo) melhor desempenho no ENADE 2018, será premiado com 1 (uma) Bolsa integral de Pós-Graduação “Lato Sensu” Processus.

3.6 O aluno com o 3º (Terceiro) melhor desempenho no ENADE 2018, será contemplado com 1 (Um) Celular.

3.7 O aluno com o 4º (Quarto) melhor desempenho no ENADE 2018, será contemplado com 100% de desconto em 1 (uma) mensalidade do curso.

3.8 A premiação é destinada aos 4 (quatro) melhores estudantes da Faculdade Processus que realizaram o ENADE 2018, independente do curso e campus em que esteja matriculado.

3.9 Em caso de empate ganhará aquele que tiver maior nota nas questões discursivas do ENADE 2018.

  1. DO DIA DA APLICAÇÃO DA PROVA DO ENADE 2018.

4.1 No dia da aplicação da prova do ENADE o aluno deverá obrigatoriamente, estar com um documento de identificação oficial, com foto e a camiseta Processus Enade.

4.2 O aluno poderá participar do programa de incentivo somente se permanecer na sua sala de prova por no mínimo 3 horas, contadas a partir do início da avaliação do ENADE 2018.

4.3 Após concluir a prova, o aluno deverá se dirigir ao ponto de apoio (instalado próximo ao local de realização da prova) para entregar o seu caderno de perguntas do ENADE 2018, devidamente identificado e respondido, de acordo com as seguintes regras:

  1. a) O ponto de apoio da Faculdade Processus estará próximo ao local de prova, em local visível e de fácil localização;
  2. b) O caderno de Provas deverá ser entregue IMEDIATAMENTE após a saída do aluno, não sendo possível, EM HIPÓTESE ALGUMA, o recebimento em data, horário ou local diferente do dia da prova;
  3. c) O caderno de prova deve estar devidamente identificado constando o nome completo, CPF, semestre e curso do aluno, sob pena de não ser aceito;
  4. d) A marcação das alternativas das questões objetivas e as respostas das questões discursivas devem estar assinaladas em caneta preta ou azul;
  5. e) Para as questões Objetivas, se dois itens ou mais forem marcados o aluno deverá especificar na frente com a frase “A resposta correta é X”, sendo que X será a letra correspondente à resposta correta;
  6. f) As questões discursivas devem estar legíveis, com respostas coesas e pertinentes;
  7. g) Questões em branco serão consideradas ERRADAS;
  8. h) A correção do caderno de resposta do ENADE 2018 se dará de acordo com o gabarito oficial divulgado pelo INEP;
  9. DAS DIPOSIÇÕES FINAIS

5.1 Este programa de incentivo não desobriga o aluno de realizar todas as atividades avaliativas inerentes às disciplinas que está cursando em 2018/2.

5.2 As premiações deverão ser requeridas pelos alunos contemplados até o prazo máximo de 7 (sete) dias após a data de divulgação do resultado dos premiados no ENADE 2018, via requerimento na secretaria acadêmica.

5.3 Sobre a premiação da Viagem do item 3.4, destinada ao melhor estudante da Faculdade Processus, o contemplado terá 7 (sete) para dias para solicitar e o prazo de 06 (seis) meses para realizá-la a contar da data de publicação dos resultados. À Faculdade Processus caberá custear as despesas com passagem e hospedagem do aluno, Custos adicionais como seguros, alimentação, translados, acompanhante e acessos a atrações turísticas ficarão a cargo do contemplado.

5.4 Fica estabelecido, desde já, que NENHUM Prêmio poderá ser revertido em dinheiro.

5.5 Os casos omissos neste regulamento serão solucionados pela Direção Geral

5.6 As regras estabelecidas neste regulamento passam a vigorar a partir da data de sua publicação.

Brasília, 28 de agosto de 2018.

FIQUE POR DENTRO!

DATA DESCRIÇÃO
14/08/2018 á 21/11/2018
Cadastro dos estudantes concluintes
09/11/2018
Divulgação dos locais de prova
25/11/2018
Aplicação da prova do Enade 2018
26/11 á 07/12/2018
Divulgação dos resultados do Enade 2018

COMO SE PREPARAR

DICAS GERAIS

DIREITO

Últimas provas e Gabaritos

Fique por dentro do Enade !

Veja aqui informações que podem te ajudar a preencher o questionário

ALUNOS PARTICIPANTES

css.php