Processus Informa/Relevância do papel da OAB marca discursos de cerimônia de entrega de carteiras

Relevância do papel da OAB marca discursos de cerimônia de entrega de carteiras

terça-feira, 11 de junho de 2019

O nosso egresso, Laci Dias, discursou na cerimônia de entrega das carteiras da OAB. Em seu discurso falou sobre a importância da Ordem e defendeu o Exame da OAB. Confiram mais aqui

“Descubram sua vocação e façam dela uma regra de vida”. Com estas palavras, o desembargador José Cruz Macedo, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDF), saudou os 70 novos advogados e advogadas que lotaram, nesta terça-feira (14/5), o auditório da sede da seccional para receber a carteira que confere o direito de exercer a profissão.

Na magistratura há 18 anos, em vaga destinada à advocacia, José Cruz Macedo exaltou a importância da advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil ao falar aos novatos. “Quem formula o primeiro argumento da causa é o advogado”, disse, ressaltando que “o exercício pleno do ofício da advocacia impõe o apreço pela liberdade e pela democracia, já que ambas não existem sem a atuação do advogado, ao passo que também não é possível exercê-lo sem amor à profissão”. “O juiz não tem a liberdade do advogado”, frisou. Para o desembargador, o ingresso nos quadros da Ordem é mais que uma certificação profissional. “Significa a possibilidade de se integrar a uma história secular de luta pelos valores da justiça e pela democracia”, disse.

Desembargador pelo quinto constitucional,
José Cruz Macedo exaltou a profissão do advogado

O orador da turma, Laci Marcos Dias, também ressaltou a importância da Ordem e defendeu a prática do exame admissional. “Outros países importantes, como Estados Unidos, Portugal, França, Inglaterra e Alemanha, também possuem sistema semelhante de controle através da Ordem dos Advogados respectiva, para aqueles juristas locais que pretendam advogar”, citou.

Laci Marcos fez uma retrospectiva histórica da função do advogado desde o período da Grécia antiga, lembrou que a profissão foi introduzida no Brasil em 11 de agosto de 1827, e destacou que o título significa “aquele que foi chamado para socorrer outro perante a Justiça”. “Exercer a advocacia sempre foi sinônimo de luta, de batalhas e de grandes desafios”, disse.

Orador da turma, Laci Marcos, lembrou que
advogar significa socorrer o outro

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, ao lado de outros integrantes da seccional, cumprimentou cada um dos 70 novatos no ato de entrega das carteiras e reforçou a missão do advogado e da OAB/DF. “Nossa função é tão essencial à administração da justiça quanto a magistratura, as polícias e o Ministério Público. Tenham sempre orgulho de dizerem que são advogados”, aconselhou.

Recepcionaram também os novos advogados o secretário-geral da OAB/DF, Márcio de Souza Oliveira; os presidentes da Comissão da Advocacia Jovem e Iniciante, Caio Caputo Bastos, e de Acompanhamento do Sistema Penitenciário, Cláudia Duarte; o presidente do Conselho Jovem da seccional, Danilo Rinaldi; os diretores-tesoureiros das subseções de Ceilândia, Gustavo Rodrigues Suhet, e do Núcleo Bandeirante, Nelson Alcântara Cardoso; a secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Aline Melo Franco; e a conselheira Maria Christina Barreiros D’Oliveira.

fonte: http://www.oabdf.org.br/noticias/reconhecimento-a-importancia-da-ordem-marca-discursos-de-cerimonia-de-entrega-de-carteiras/

 

 

 

Processus Qualidade Comprovada

[widgetkit id=93]
[widgetkit id=94]
[widgetkit id=95]
[widgetkit id=96]
css.php
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support