Serviço de Apoio Psicopedagógico - (SAP)

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

O serviço psicopedagógico institucional destina-se ser uma assistência aos docentes, discentes, e demais profissionais da instituição visando impactar positivamente o processo ensino-aprendizagem, bem como, o acompanhamento sistemático de ações para evitar ou minimizar dificuldades relacionadas à aprendizagem.

Na Faculdade Processus o SAP – Serviço de Apoio Psicopedagógico está comprometido com a promoção do bem estar dos relacionamentos interpessoais e institucionais, por meio de orientação e aconselhamento psicopedagógico dos acadêmicos, que venham a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem.

O SAP está estruturado em dois núcleos:
NAP – Núcleo de Apoio ao Professor e NAE – Núcleo de Apoio ao Estudante

O NAP – Núcleo de Apoio ao Professor tem por objetivo desenvolver ações para potencializar a aprendizagem ou promover correções de dificuldades, por meio de proposições de práticas pedagógicas para o incremento contínuo da relação professor/aluno e consequentemente da performance dos estudantes. Realiza ainda, levantamento de necessidades de capacitação continuada dos docentes com vistas a viabilizá-las junto à Diretoria Acadêmica.

O NAE – Núcleo de Apoio ao Estudante é um serviço oferecido aos alunos, com a finalidade de apoiá-los em seu desempenho acadêmico, tendo vista seu desenvolvimento como ser humano, sua capacitação profissional e o exercício da cidadania, por meio de ambiente de harmonia, respeito mútuo e democracia, conforme a missão e os princípios decorrentes da Instituição. Cabe ao NAE, acompanhar o processo de aproveitamento do aprendizado, diagnosticar dificuldades e indicar soluções apropriadas dos estudantes, a fim de desenvolver a autonomia, a aprendizagem ativa e contribuir para a construção da carreira pautada pelo protagonismo. Prestar atendimento a alunos em situações de vulnerabilidade em saúde mental ou dificuldades na performance acadêmica constitui a principal frente de acolhimento realizados pelo NAE. Porém, qualquer necessidade relacionada aos alunos será recepcionada com a mesma atenção e presteza.

Das Competências:

  • Recepcionar os alunos ingressantes na Instituição;
  • Divulgar a existência do NAE e as possibilidades de contribuição do Núcleo para a formação continuada dos estudantes
  • Participar nas entrevistas de seleção de alunos bolsistas, quando solicitado;
  • Acompanhar o estudante no que diz respeito ao seu ingresso na instituição e suas condições de permanência na IES por meio da divulgação de suas normas;
  • Acompanhar o estudante de todos os semestres quanto a sua evolução acadêmica, no que tange a: o desempenho acadêmico, a frequência, as motivações, etc.
  • Promover orientações acadêmicas às turmas ou indivíduos, quando encaminhadas pelos docentes e/ou coordenação de curso;
  • Atender às dificuldades de aprendizagem e relacionamentos nas salas de aula;
  • Oferecer apoio psicopedagógico ao estudante quanto aos ajustes ao corpo discente e docente;
  • Orientar os estudantes nas situações que envolvem relacionamentos interpessoais fora da instituição, como por exemplo, nas suas relações familiares ou de trabalho.
  • Encaminhar os estudantes a instituições e profissionais especializados, para fins de diagnóstico e intervenção, quando necessário;
  • Elaborar e atualizar constantemente lista de profissionais e instituições credenciados para encaminhamento dos necessitados;
  • Promover a interface dos trabalhos do NAE com o diálogo permanente com os docentes (NAP) sobre as necessidades psicopedagógicas dos estudantes, orientando-os quanto à conduta apropriada;
  • Planejar as atividades do núcleo com vistas a atender as demandas sugeridas pelos estudantes nos respectivos campi;
  • Atuar na articulação dos cursos de nivelamento de alunos ingressantes nas áreas de maior necessidade;
  • Propor ações dirigidas aos alunos egressos com o intuito de reconhecer a importância deste segmento para o aperfeiçoamento do trabalho acadêmico;
  • Reunir informações sobre os atendimentos prestados e transmiti-las, sistematicamente, aos diretores e coordenadores de curso, assim como os encaminhamentos dados e resultados dos trabalhos do núcleo, de modo periódico.

Do Atendimento

O agendamento para atendimento no NAE poderá ser requisitado pelo próprio estudante
mediante preenchimento do formulário ou por assessoria das coordenações dos cursos.

O que é?

O Programa Jóia Rara – PROJOIA, é uma iniciativa da Diretoria de Graduação, tendo como objeto os ex-alunos dos cursos de graduação, visando acompanhar a consolidação dos cursos já existentes, bem como a expansão da Instituição.

Esse programa apresenta e permite uma relação estreita com o ensino de graduação e o mercado, através do contato com os egressos de todos os cursos. Entende-se por egresso o aluno que concluiu um curso de graduação do Processus, excluindo os alunos transferidos, evadidos e jubilados.

Assim como o atual aluno do Processus, o nosso egresso também contribuirá para construir uma Instituição cada vez melhor e comprometida com a sociedade brasileira.

Ex-aluno da Processus

Você, ex-aluno, terá aqui o espaço para interagir com os seus colegas da Instituição.
A princípio, você deve preencher o questionário abaixo, para podermos saber da sua situação atual. A sua resposta é de grande importância para melhorarmos a nossa universidade.

Formulário de Atendimento do NAE

Preencha o formulário para entrar em contato com o NAE.

Dados Pessoais

Escolarização

Psicóloga Simone Doscher

Psicóloga. Mestra em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Psicopedagogia e Especialista em Terapia Familiar.

Professora há 18 anos no ensino superior.Tem experiência em Psicologia Organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas, Psicologia do Trabalho e Orientação Profissional. Psicoterapeuta clínica em consultório particular. Coordenadora do SAP da Faculdade Processus. CRP 01/7086.

Portal do Egresso

EM BREVE

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support