Serviço de Apoio Psicopedagógico (SAP)

Serviço de Apoio Psicopedagógico (SAP)

SERVIÇO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO DA FACULDADE PROCESSUS

A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

O Psicopedagogo institucional dá assistência aos professores e a outros profissionais da instituição escolar para melhoria das condições do processo de ensino-aprendizagem, assim como para prevenção dos problemas de aprendizagem.

 

NÚCLEO DE APOIO AO ESTUDANTE – NAE 

Apresentação
Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) é um serviço oferecido pela Faculdade PROCESSUS aos seus estudantes, com a finalidade de apoiar os discentes de ambos os campi, em seu desempenho acadêmico, tendo vista seu desenvolvimento como ser humano, sua capacitação profissional e o exercício da cidadania, por meio de ambiente de harmonia, respeito mútuo e democracia, conforme a missão e os princípios decorrentes da Instituição.

Objetivo

Acompanhar o processo de aproveitamento do aprendizado dos estudantes de todos os segmentos do corpo discente, diagnosticar dificuldades e indicar soluções apropriadas, promovendo parcerias com o corpo docente, integração com a comunidade educativa e eventual encaminhamento de situações que demandam intervenção de especialistas.


Ações permanentes/ específicas

a)      Recepcionar os alunos ingressantes na Instituição;

b)      Divulgar a existência do NAE e as possibilidades de contribuição do Núcleo para a formação continuada dos estudantes;

c)      Participar nas entrevistas de seleção de alunos bolsistas, quando solicitado;

d)     Acompanhar o estudante no que diz respeito ao seu ingresso na instituição e suas condições de permanência na IES por meio da divulgação de suas normas;

e)      Acompanhar o estudante de todos os semestres quanto a sua evolução acadêmica, no que tange a: o desempenho acadêmico, a frequência, as motivações, etc.

f)       Promover orientações acadêmicas às turmas ou indivíduos, quando encaminhadas pelos docentes e/ou coordenação de curso;

g)      Atender às dificuldades de aprendizagem e relacionamentos nas salas de aula;

h)      Oferecer apoio psicopedagógico ao estudante quanto aos ajustes ao corpo discente e docente;

i)        Orientar os estudantes nas situações que envolvem relacionamentos interpessoais fora da instituição, como por exemplo, nas suas relações familiares ou de trabalho.

j)        Encaminhar os estudantes a instituições e profissionais especializados, para fins de diagnóstico e intervenção, quando necessário;

k)      Elaborar e atualizar constantemente lista de profissionais e instituições credenciados para encaminhamento dos necessitados;

l)        Promover a interface dos trabalhos do NAE com o diálogo permanente com os docentes (NAP) sobre as necessidades psicopedagógicas dos estudantes, orientando-os quanto à conduta apropriada;

m)    Planejar as atividades do núcleo com vistas a atender as demandas sugeridas pelos estudantes nos respectivos campi;

n)      Atuar na articulação dos cursos de nivelamento de alunos ingressantes nas áreas de maior necessidade;

o)      Propor ações dirigidas aos alunos egressos com o intuito de reconhecer a importância deste segmento para o aperfeiçoamento do trabalho acadêmico;

p)      Reunir informações sobre os atendimentos prestados e transmiti-las, sistematicamente, aos diretores e coordenadores de curso, assim como os encaminhamentos dados e resultados dos trabalhos do núcleo, de modo periódico.

 

Da Organização

O Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) se organiza como um setor adjunto aos cursos, prestando auxílio às Coordenações e à Direção.

Atualmente, é coordenado por uma profissional da área de Psicologia, Dra. Sylvia Regina Carmo Magalhães Senna, que tem formação em Psicologia e Psicopedagogia, com larga experiência em docência, inclusive, de nível superior.

O Núcleo funciona em sala própria da Faculdade Processus, na coordenação do curso de Direito, no Campus I, filial Asa Sul, e no Campus II, na filial Águas Claras.

O local é de fácil acesso, de modo a permitir um contato franco e uma visibilidade que acenem para a disponibilidade do NAE que, neste aspecto, representa a própria IES em sua missão de acolhimento da pessoa e sua promoção humana antes, durante e após sua passagem pela vida acadêmica.

 

Horário de Atendimento

Plantão: Campus I – 4as feiras pela manhã e à noite.
Campus II – 3as feiras à noite, e 5as. pela manhã.

 

Do Atendimento
O agendamento para atendimento do estudante no NAE poderá ser requisitado pelo próprio ou por encaminhamento de professor ou coordenador do curso. A entrevista deve ser agendada com a secretaria do curso ou com a responsável pelo Núcleo.

 

PROBLEMAS COM LEITURA E ESCRITA?

Uma explicação clara sobre dificuldades na aprendizagem que envolvem a DISLEXIA pode ser encontrada AQUI.
Em casa caso de dúvidas, procure o SAP. Você é sempre bem vindo(a)!

MANUAL DO ALUNO

CLIQUE AQUI e esclareça suas dúvidas sobre a Faculdade.

Processus Qualidade Comprovada

css.php
Loading...