Blog Concursos/Veja a importância da Informática para o MPU

Veja a importância da Informática para o MPU

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Veja a importância da Informática e como foi cobrada no último concurso do MPU.

Saiba que estudar para concurso exige muita disciplina e um planejamento que envolva todas as matérias do Edital, a matéria de Informática é muito importante. Muitos concurseiros estão acostumados a lidar com computadores diariamente, mas na hora das provas sentem muita dificuldade, pois os conceitos são de uma abrangência técnica que envolvem uma ampla rotina de estudos.

Vejamos agora o edital e a abordagem da última prova do MPU:

No último concurso do MPU, 2013, a disciplina de informática fez parte das matérias básicas para a prova de Técnico do MPU.

O edital abordou: NOÇÕES DE INFORMÁTICA (EXCETO PARA O CARGO 33: TÉCNICO DO MPU – ÁREA DE ATIVIDADE: APOIO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO – ESPECIALIDADE: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO): 1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente LibreOffice). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome). 3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express e Mozilla Thunderbird). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 3.6 Redes sociais. 3.7 Computação na nuvem (cloud computing). 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.). 5.4 Procedimentos de backup. 5.5 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).

Foram abordados 7 (sete) itens de informática do tipo C (certo) ou E (errado).

A partir da figura acima, que ilustra uma janela do navegador Internet Explorer, julgue os próximos itens.

 

44 – A página apresentada poderá ser impressa, desde que seja copiada e transferida para o editor de textos Word. (Questão que abordou os itens 2 e 3.2 do edital.

Gabarito: Errado

Comentário: Para ser impressa não existe a necessidade de ser copiada e transferida para o Word. O próprio aplicativo I.E (Internet Explorer) possui a opção de impressão das páginas).


45 – A planilha Boletins de Serviço pode ser copiada, sem que se percam os dados e a formatação, tanto para o Excel quanto para o aplicativo LibreOffice. (Questão que abordou o Itens 2 e 3.2 do edital.

Gabarito: Errado.

Comentário: Não tem como afirmar que Boletins de Serviços são planilhas. O site apresenta links para documentos que poderiam estar em .pdf, por exemplo. LibreOffice não é um aplicativo. LibreOffice é um pacote de aplicativos para escritório que contém: Writer (editor de textos), Calc (planilhas eletrônicas) e o Impress (apresentações).


46 – A opção de criar página com os tópicos favoritos é vantagem do Google Chrome em relação ao Internet Explorer. (Questão que abordou o Item 3.2 do edital.

Gabarito: Errado.

Comentário: Favoritos não é utilizado para criar páginas. Apenas para adicionar a pagina a uma lista de paginas favoritas. E não é vantagem do Google Chrome. Todos os principais navegadores possuem o recurso).


47 – A principal vantagem do formato pdf é a consistência obtida em todos os tipos de computadores, ou seja, o documento aparecerá de maneira idêntica independentemente da plataforma em que ele estiver sendo lido. (Questão que abordou o Item 4 do edital.

Gabarito: Certo.

Comentário: Portable Document Format (PDF) é um formato de arquivo usado para exibir e compartilhar documentos de maneira compatível, independentemente de software, hardware ou sistema operacional.. Hoje o formato .PDF é lido em qualquer plataforma sem ao menos ter o famoso leitor de pdf, Adobe Reader. Até mesmo os navegadores presentes nos sistemas operacionais já são capazes de abrir esse tipo de arquivo).


48 – Os arquivos salvos no Linux são guardados na pasta escolhida pelo usuário e, automaticamente, na pasta backup, o que facilita a integridade dos dados. No Linux, os arquivos salvos na pasta escolhida pelo usuário são automaticamente salvos na pasta backup, o que preserva a integridade dos dados. (Questão que abordou o Item 1 do edital.

Gabarito: Errado.

Comentário: Item não pode afirmar que o arquivo será salvo automaticamente na pasta backup. Será salvo na pasta escolhida pelo usuário, apenas. Caso queira configurar um backup de algum arquivo, o usuário terá que configurar o procedimento através de um software especifico).


49 – Uma página da Internet pode ser salva em uma pasta no drive C, independentemente da origem da página. (Questão que abordou os Itens 3.1 e 3.2 do edital.

Gabarito: Certo.

Comentário: Uma página da Internet PODE ser salva no drive C. Basta ir à opção salvar do navegador ou CTRL+S (save) e escolher o local desejado dentro do drive C.


50 – Com a cloud computing, não há mais necessidade de instalar ou armazenar aplicativos, arquivos e outros dados afins no computador ou em um servidor próximo, dada a disponibilidade desse conteúdo na Internet. (Questão que abordou o Item 3.7 do edital.

Gabarito: Certo.

Comentário: Exatamente o que a computação nas nuvens nos proporciona. Executar, processar e armazenar informações na Internet sem a necessidade de fazer esses procedimentos localmente.


 

Podemos perceber que o edital concentrou boa parte dos itens nos conhecimentos relacionados à Internet e suas tecnologias e aplicativos. Muitos itens do edital não foram abordados. Essa tendência ainda persiste nas principais bancas de concursos do Brasil.

 

Bons estudos!!

 

Fabricio Macedo de Melo

Professor de Informática para concursos do Processus Concursos.

 

 

Processus Qualidade Comprovada

css.php
Loading...